sábado, 6 de novembro de 2010

brincar desestruturado, tutor, sozinho ou acompanhado?

Começou com um batepapo de Twitter...acompanhando várias idéias e alguns post.

A verdade é que cada um de nós temos uma cultura familiar, aprendemos com nossos pais, com nossos avós, com nossa sogra e todos agregados.
Temos que estar abertos e atentos também pra aprender com nossos filhos. Você faz isso?? ou é sempre do tipo: "Fique quieto menino que a mamãe é quem sabe das coisas!" - Pense nisso!

Eles (nossos filhos) tem muito a dizer, eles podem (e muito) a nos ajudar a sermos melhores pais, melhores tutores, melhores líderes, melhores amigos!
Observe e aprenda com as crianças, a liberdade de pensamentos, de criar, de imaginar e desfrutar alegremente, intensamente, da vida, só isso é um presente maravilhoso ao ser pai, tio, amigo e pq não: Crianças outra vez!

Leia, aprenda com quem já passou por aquí, por este caminho de ser educadores, pai e mãe, caminho que ainda estou. Fique perto de pessoas com conhecimentos diferentes dos seus, aprenda com o que o outro tem de melhor.

Tudo o que molda demasiadamente a imaginação, liberdade, prazer de criar e desfrutar do simples, é um pouco arriscado.
Alto lá! Não estou falando de limites.
Quem me conhece sabe que temos váááááááários por aquí.
Mas o que limito é Tv, internet, tempo de banho, doce, palavras torpes, agressão, desrespeito e indico, levo, coloco sempre coisas que afetam a formação do caráter, como o tratar o outro, respeito ao próximo, amor a Deus, a Fé na prática, oração,  ajudar ao próximo, amor próprio, convivio em família, ter amigos, estudos, livros e leituras (e outros) como mais importante.
O limite que não  curto é o do tipo, não corre se não vai cair, vem pra dentro brincar que no quintal tá ventando, não use papel pra pintar, tinta não é pra criança, areia tem sujeira, massinha não que gruda no tapete, carimbo suja a mão....entre outras!
Participar não é "tesourar" e cortar a imaginação e liberdade de brincar, criar.
Esquecer a criança na TV, no cantinho sozinha por horas, não é dar liberdade.

Uma frase muito válida que aprendi com o Pr. Josué (www.amofamilia.com.br) é:
"A Saúde está no Equilíbrio"
Isso podemos aplicar em todas as áreas de nossa vida e já diz tudo.

Obrigada pela leitura.

3 comentários:

Karina Cegobia disse...

Certíssima, Dri!! Bjo.

Unknown disse...

oi Karina, que ótimo ter vc aquí no meu blog....srs
Bjão, volte sempre!

Claudio e Nice disse...

Minha queridissima subrinha
vc consegiu me emocionar
GOD BLESS YOU