segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sustentável



Nos últimos anos temos aprendido sobre sustentabilidade. Ano passado com mais dedicação de minha parte em vários cursos, fóruns, palestras, livros, conversas, etc...
Me apaixonei ainda mais. Completamente!! Em seguida um frio na barriga, meio que um desespero tomou conta de mim. Como se uma voz gritasse: Faça alguma coisa! Mas tem que ser já.
Um pouco distante do espírito/discurso de acusações e culpas que alguns colegas escolhem, para mim veio como conscientização.
Na minha opinião a educação é a chave! E quanto antes, melhor.

Sou super adepta do "aprendeu, ensinou". Além de, na minha opinião, ser uma ótima maneira de fixar os novos conceitos e práticas aprendidas, faz com que pulverize rapidamente suas ideias.
Tem algo novo aí na "caixola", passe adiante!
Talvés seu forte não seja planejar ações baseadas em novos conhecimentos, mas concerteza você poderá passar para alguém (amigo, mãe, filho, vizinho), tudo o que tem aprendido.
Faça isso! Não guarde segredo com seus novos conhecimentos, seja generoso, doe palavras, reparta um pouco de sua sabedoria. Você nunca vai ficar sem!

Bastante engajada e entusiasmada, contava para todos cada detalhe aprendido.
Reescrevemos nossas Políticas, com visão de sustentabilidade para todo o negocio e não para meio ambiente apenas. Adotamos novas práticas e mantivemos outras já existentes.

Em casa, com 03 seguidores fiéis, conseguimos mudar vários hábitos. O consumo foi o principal deles.
Além de gerar lucros (sim, sustentabilidade visa lucros!) ganhamos qualidade de vida. Bem estar!

Na empresa grandes mudanças. Cálculo de emissão de CO2, plantio de árvores, novas práticas de reciclagem, consumo inteligente de água e energia elétrica, reutilização, pós consumo, relacionamento, lucros, investimentos, valorização de pessoas, inovação, incentivo a fornecedores, projeto social para construção de centro de formação profissional no Vale do Jequitinhonha, respeito por cada colaborador, novas definições de prazos, briefings, ajustes de preços (sim, eles estavam defasados e não havíamos parado para reformular), compromisso qualidade, e outras "cositas más"...srs.

Sempre valorizando as pessoas, muito antes das corporações, muito antes de coisas. De equilibrar o econômico, meio ambiente, social e cultural, visando toda a cadeia, cada etapa do processo. Lembrando sempre de não tirar das futuras gerações a chance de suprir as mesmas necessidades que estamos suprindo hoje e, acima de tudo, entregar para elas um lugar muito melhor, mais equilibrado (em todos os sentidos) e justo.

Adote novas práticas sustentáveis. Implante uma nova visão em sua corporação. Mude. Comece por você, outros te seguirão.


(obs: A imagem do programa "Vida Sustentável - PepsiCo" foi densenvolvida pela Souto)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Hora do Lanchinho




As aulas começaram já faz um mês e cada dia na hora de preparar a lancheira das crianças, é sempre uma dúvida cruel (rs): "O que mandar pra eles comerem na escola?"

Para meu visitante que não saiba, conto que sou mamãe de 03.
Ana (08), Felipe (04) e Sara (02).
Cada um é de um jeitinho, com gostos bem diferentes. Todos muito especiais.

Eu sou a mamãe do tipo que fica "grilada" por enviar besteiroides na lancheira.
Tudo bem de vez em quando, na casa do Vovô aos domingos, até que vai. Mas, todos os dias quantidades grandes de açúcar, sal, corante e conservante!?! Isso não faz bem para ninguém, muito menos para as crianças que precisam de tanta energia e nutrientes (bons) para crescerem saudáveis, aprender e se manterem ativos.
Então, estou decidida a fazer o lanchinho das crianças. Assim controlo a quantidade de açúcar, sal, e sempre escolho ingredientes saudáveis e natural.
Não precisa ser sem graça! Pode ser recheado, colorido, gostoso....Assim eles vão gostar da troca ;)

O lanche de hoje foi:
- Bolo de fubá, recheado com Doce de Leite (que aliás era cazeiro e direto de Minas)

Fiz o bolo logo cedo e coloquei na geladeira.
Na hora do almoço já estava geladinho. Coloquei um pedaço para cada um e eles aprovaram a receita ;)

O que sobrou levei para o trabalho [Souto] e a galera comeu com café!
Não ficou nem os farelos....srs.

Amanhã será:
- Cookie de Aveia, com Chocolate em pó (sem açúcar) e Mel.
Será que eles vão gostar?

Me envie suas dicas e receitas também. Vou precisar de muitas ideias boas.

Bjo da mamãe que ama cuidar dos 03

(obs: a foto é do blog imaginalismo, de um bolo de fubá tradicional)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

escolhas









Saudades daqui! :)
De vir pra net e colocar algo, livre de rotina, de tarefas. Só para compartilhar algo do que estou pensando, vivendo.

Estes últimos dias tem sido bastante intenso.
No trabalho, em casa, com as crianças entre escola, balé, natação. Horários, viagens de projetos, recuperação pós operatória. 
Parece que vivi uns 03 meses nas últimas 3 semanas. Algumas surpresas! Mudanças. Conhecimento. Nova maneira de ver alguns processos. Definições.

Tudo muito válido, uma grande oportunidade de conhecer novas maneiras de resolver velhos problemas, de receber bons conselhos, de buscar novos horizontes, de viver uma situação de maneira diferente, aprender, buscar soluções, inovar!
Como é bom fazer isso. 

Resolver situações (até mesmo do dia-a-dia) encarando as coisas de um jeito diferente. Olhando para o outro lado, ou do mesmo. Só que com outra percepção.

Sempre podemos inovar. Sempre podemos fazer melhor e aprender constantemente. 
Não que isso deva virar uma obsessão (por fazer tudo sempre perfeitamente).O equilíbrio é sempre válido. 
Mas podemos escolher pelo aperfeiçoamento e aprendizado continuo.

Estou vivendo isto nos últimos dias, e tem sido muito bom! Melhoria continua.
Tenho muito* que aprender, e todos tem algo para ensinar. 


Fique com os olhos atentos, ouvidos afinados, prontos para interagir. Deixe cair máscaras (se existirem), seja autêntico, transparente. Se ame (muito importante) e passe a diante suas ideias. 


Você sempre terá uma boa opção. Que escolha vc tem feito?